quinta-feira, 30 de março de 2017

festival de Ishtar

Calendário Politeísta: 29 de março
Ishtar é a Deusa dos acádios ou Nammu, dos antecessores sumérios, cognata da Deusa Asterote dos filisteus, de Isis dos egípcios, Inanna dos sumérios e da Astarte dos fenícios. Mais tarde esta Deusa foi assumida também na Mitologia Nórdica como Easter - a deusa da fertilidade e da primavera.
É irmã gêmea de Shamash e filha do importante deus Lua - Sin, e é representada pelo planeta Vênus.
Considerado uma das maravilhas do mundo, o Portão de Ishtar da Babilônia, foi transportado para um museu na Europa, o Museu Pergamon de Berlim. Uma réplica foi construída no Iraque.
Rituais
Todo o culto aos deuses é feito por rituais. Ishtar tinha alguns rituais de caráter sexual, uma vez que era a deusa da fertilidade, outros rituais relacionava-se a libações e outras ofertas corporais.
Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. Um resquício por trás desse antigo ritual é o dos ovos de Páscoa, Já que o cristianismo incorporou festas pagãs em seu  calendário, dando é claro outra conotação. Isso aconteceu porque era praticamente impossível "catequisar" apagando a história do povo antigo. E assim, em muitas culturas o ovo é considerado um símbolo de fertilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário