domingo, 27 de janeiro de 2019

Em memória aos meus familiares mortos no Holocausto

Em memória aos meus antepassados asquenazes e a todos outros judeus, assim como os ciganos, homossexuais, intelectuais, deficientes físicos... Todos mortos em campos de concentração nazistas.

Há anos atrás quando eu morava na França, fui até a Polônia conhecer esse lugar maldito. Passar por esse portão foi surreal, foi tentar imaginar o inimaginável. Chorei muito, me senti super mal fisicamente, vomitei... foi algo muito estranho. Não sei se por minhas origens, não sei o porque.... não consigo explicar o que senti nesse lugar, só sei que nunca mais pude esquecer aquela sensação horrível. Talvez algum dia eu volte lá novamente para tentar entender aquilo tudo... talvez não.... não sei se terei coragem.... não sei......
Hoje é um dia muito triste para mim, um dia que nenhum judeu gostaria de ter que lembrar...  27 de janeiro..  o Dia Internacional Da Lembrança das Vítimas do Holocausto.
Fico tentando pensar como eram os meus parentes, como tudo poderia ter sido diferente, como seria ter uma família grande... avós, tios, primos....
Sou uma herdeira do que sobrou daqueles tempos de horror....


Cinthya Hayka

Nenhum comentário:

Postar um comentário