quarta-feira, 10 de maio de 2017

Paganismo

Paganismo )O(
Paganismo (do latim "paganus", que significa "camponês", "rústico" ), cujo significado é o de uma pessoa que viveu numa aldeia, num dado país, um rústico. Aquele que mora no "pagus", no campo, na Natureza.
É também um termo geral, normalmente usado para se referir a tradições religiosas politeístas. Originalmente, esse termo era empregado para diferenciar os seguidores das religiões da Terra, dos muitos deuses e deusas da Natureza.
Consiste na crença em mais do que uma divindade, no reconhecimento da existência de múltiplos deuses e deusas, com uma personalidade e vontade próprias, que possuem fases como (juventude, maternidade e velhice) bem como governando sobre diversas atividades, áreas, objetos, instituições, elementos naturais e mesmo relações humanas.
Poucas pessoas hoje em dia ainda mantêm um contato direto com as tradições originais do Paganismo, é quase impossível reviver esta cultura em sua base fidedigna, daí a necessidade de se diferenciar o Paganismo original - surgido na Antiguidade - do novo paganismo ( Neopaganismo) , representado por diversas correntes recentes.
O neopaganismo inclui religiões reconstruídas como o reconstrucionismo do Politeísmo Helênico, Celta ou Germânico, que trás uma releitura sobre a perspectiva dos seus seguidores, bem como modernas tradições ecléticas como a Wicca e suas muitas correntes e vertentes.
Muitas dessas "reconstruções", como o Wicca e neo-druidismo em particular, têm suas raízes no romantismo e na folclorização da cultura, com apropriações das praticas do paganismo original. e retem em si os elementos visíveis do ocultismo ou teosofia , então, que os distingue religião e folclore histórico rural (paganus) ou Novos Pagãos. ( Novo paganismo)
Em torno do século IV, o termo paganus começou a ser utilizado entre os cristãos no Império Romano, para se referir a uma pessoa que não era um cristão e que ainda acreditava nos antigos deuses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário