segunda-feira, 15 de maio de 2017

Hieróglifos

Hieróglifos também conhecidos como a "sagrado escrita". Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais "sagrados".
A escrita hieroglífica constitui provavelmente o mais antigo sistema organizado de escrita no mundo, e era vocacionada principalmente para inscrições formais nas paredes de templos e túmulos.
Em razão de seu valor religiosos e sagrado ,os ideogramas complexos do Egito antigo são tratados como um pentáculos na magia Kemética.
Os hieróglifos que representam animais protetores como:chacal,gato,serpente,garça,boi,crocodilo,leão,lince,abelha,ganso,gafanhoto...é utilizado gravados inteirou ou quebrados usados na escrita de selos e feitiços .
As fórmulas mágicas dos egípcios,proibições,injunções eram codificadas pelos sacerdotes antigos as Kheriheb,eram escritas em papiros ou estelas de pedra ou vidro.São geralmente palavras usuais dissimulando os nomes dos deuses,que não deviam ser pronunciados.
Por exemplo:o deus Tifon,ou Seth,gênio do mal,era simbolizado pela cor ruiva e um asno:o nome deste animal significa avermelhado,calor e servia para formar as palavras violência,injúria,rapina,característica associadas a Seth.
Entre os nomes recorrentes utilizados pela ciência talismânica egípcia são:Aton,Erpit,Rá,Tat, Serket,Apepi,Tauret sua sonoridade repetida em transe e escrita em formas diferentes resultavam em fórmula magicas semelhante aos fetiches .


Nenhum comentário:

Postar um comentário