sábado, 14 de fevereiro de 2015

origem da sexta feira 13

Origem da Sexta-feira 13
Existem várias lendas e mitos que rondam essa data tão famosa, mas como aqui é uma página pagã, nós vamos falar das duas lendas nórdicas sobre a Sexta-feira 13...lendas mais uma vez usadas para difamar o nome de nossa religião...Uma das lendas em especial criadas por homens que tinhama medo da influência feminina da religião pagã. Bom, vamos às lendas:
Primeira lenda: Conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses nórdicos.
Segunda lenda: A deusa do amor e da beleza era Frigga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Frigga foi transformada em bruxa(o visão ruim da palavra). Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava, a superstição espalhou-se pela Europa.
Vale muito apena lembrar que nenhuma dessas lendas é verdadeira! A morte de Balder não ocorreu daquela forma; a deusa do amor e da beleza é Freya(em alguns lugares Freya é considerada um "lado" da deusa Frigga, mas a verdade é que cada uma é uma deusa, mesmo que parecidas...elas são muito confundidas, e os aspectos de uma é muito relacionada a outra), e no paganismo não existem demônios, diabo e nem nada dessas coisas que somos acusados erroneamente de cultuarmos.
E ainda, alguns historiadores culpam a desconfiança dos cristãos com as sextas-feiras em oposição gersl às religiões pagãs. A Sexta-feira recebeu seu nome em inglês em homenagem a Frigga (verdade), a deusa nórdica. Essa forte figura feminina, de acordo com os historiadores, representava uma ameaça ao cristianismo, que era dominado por homens. Para combater sua influência, a igreja cristã a caracterizou como uma bruxa, difamando o dia que a homenageava. Essa caracterização pode também ter tido um papel no medo do número 13. Foi dito que Frigga se uniria a uma convenção de bruxas, normalmente um grupo de 12, totalizando 13. Uma tradição cristã semelhante considera o 13 amaldiçoado, por significar a reunião de 12 bruxa e o diabo.
O calendário antigo representava o calendário lunar, possuindo 13 meses de 28 dias. Mas este número foi completamente renegado pelos sacerdotes das primeiras religiões patriarcais por representar o feminino nas culturas pré-históricas, já que refletia o ciclo menstrual das mulheres. Foi, então, alterado pelo Papa Gregório XIII para 12 meses, evitando que se continuasse cultuando a mulher como sagrada.
Bom, essa é a história e suas lendas. Tirem suas conclusões...
Ótima Frigdag...dia de homenagem a Frigga...ou Sexta-feira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário