quinta-feira, 29 de setembro de 2011

rosh hashanah

Apesar de ser uma wiccana, nunca me esqueço de minhas raízes judáicas

O ROSH HASHANAH é o nosso ano novo

SHANÁ TOVAH: Feliz ano novo!!! para todos os judeus do mundo



MAZAL TOV: boa sorte!!!



Rosh Hashaná, a festividade que marca o início do ano novo Judaico, acontece no mês de Tishrei, que coincide com o final do mês de Setembro e início de Outubro.Diferentemente de outras festividades, que possuem apenas um único dia sagrado quando o comércio fecha, Rosh Hashaná é uma festa de dois dias, e o comércio fica fechado em ambos os dias.


A festividade acontece durante dois dias de acordo com a tradição que começou na Diáspora quando começa a lua nova – que tradicionalmente foi decretado pelo Superior Tribunal em Jerusalém. De acordo com a tradição Judaica, Rosh Hashaná comemora a conclusão da criação do universo e a aceitação da soberania de Deus sobre o mundo.


Costumes da Festividade

Reza -Judeus religiosos participam dos serviços prolongados nas sinagogas, e repetem rezas especiais e músicas litúrgicas que variam de um grupo étnico para outro.

Maçã e mel – Na refeição da noite de Rosh Hashaná é costumeiro comer uma maçã mergulhada no mel entre outros pratos doces para simbolizar um ano novo doce.

Tem também na mesa entre muitas comidas, bolinho de peixe e pão redondo.
Deve-se evitar  nessa ceia o limão e o vinagre (que simboliza o amargo da vida) e as nozes.


Tashlich – Na tarde de Rosh Hashaná é costumeiro andar até um rio ou margem de um lago ou a qualquer outro local de água aberto, sacudir os bolsos e simbolicamente arremessar seus pecados para dentro da água, Se você for a Israel neste período, vale a pena ir ver os Judeus realizando este costume.Quando o primeiro dia de Rosh Hashaná coincide com o Shabat, o Tashlich é feito no segundo dia.


Cumprimentos de Ano Novo – Até alguns anos atrás, Judeus em Israel (e arredor do mundo) costumavam mandar cartões de “Shaná Tová” a seus amigos e parentes desejando a eles saúde, felicidades e prosperidade no ano vindouro. Hoje em dia este costume quase desapareceu uma vez que a maioria prefere usar o telefone ou mandar um e-mail. De um jeito ou de outro, é costumeiro, os Judeus desejarem a todos que encontram durante o período de Ano Novo um “Shaná Tová” – bom ano novo.


Refeições da Festividade – Até mesmo os Judeus laicos  ( como eu) que não vão às sinagogas tem uma refeição festiva na noite de Rosh Hashaná, com um bom vinho, maçã mergulhada em mel e outros pratos doces. É costumeiro comer romãs, como símbolo de um ano fértil, a cabeça de um peixe, simbolizando o desejo de manter–se à frente e outras comidas simbólicas.

Informação importante

Se você for a Israel durante este período, leve em consideração que existem dois dias sagrados consecutivos durante os quais permanecem fechados os comércios e afins.

Vale a pena visitar uma sinagoga para ouvir as rezas e não se surpreenda se você for cumprimentado com um “Shaná Tová”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário