quarta-feira, 5 de julho de 2017

A mulher Crone

A Jornada da Crone!
Em tempos antigos, as croneshags e witches eram frequentemente sábias, parteiras, líders e curandeiras das comunidades onde viviam, e eram reverenciadas pela sua sabedoria e conhecimento. Uma mulher anciã é como melhor se descreve uma mulher Crone.  À medida que a história evoluiu e a sociedade patriarcal se implementou, as definições de crone (a coroada), hag (a sagrada) e bruxa (a sábia) foram distorcidas.
Por um longo tempo, ser chamado de "velha" era um insulto. 
A própria palavra implicava em significados como, corcunda, enrrugada,mulher deidade, não desejada e não amada.
As mulheres que haviam atingido uma idade avançada foram desprezadas como bruxas inúteis, e não havia nada para comemorar em tudo isto. Felizmente, os tempos estão mudando, e mais e mais mulheres estão recebendo bem este aspecto da vida. Elas seguem muitos anos no aspecto da "Donzela" seguido por um par de décadas como "Mãe" para muitos de nós. Por que não comemorar esta nova e linda fase da vida? A Crone, feminina no explendor dessa idade!
Mais mulheres na casa dos cinquenta, sessenta, setenta e até estão deixando de lado todas as armadilhas da "juventude falsa" que foram uma parte hipócrita da sociedade nas últimas décadas. Não é raro ver mulheres maduras com mechas gloriosas de cabelo prateado como a luz do luar, quando há dez anos poderia ter usado tinturas para esconder os fios grisalhos. Mulheres mais velhas estão namorando homens mais jovens. E sendo muito felizes!
As mulheres " Crones" de hoje estão muito mais dispostos a abraçar a sua sexualidade e feminilidade. Finalmente estão entendendo que tem condições de retomar a noção de que com a idade vem a sabedoria, e estão acolhendo o poder de sua própria energia. Estão vivendo mais, estão auto-suficientes, e dispostas a compartilhar sua experiência com os outros. São inteligentes e confiantes e isso é muito sexy. A sexuliadade deixou de estar tão implícita no corpo, e desperta mais exuberante pela mente.
Despertando nome da Crone:
Em culturas primitivas, a anciã era a mulher sábia. Ela foi a curandeira, a professora, a que conferiu o conhecimento. Ela mediava disputas, ela teve influência sobre os líderes tribais, e ela cuidava dos moribundos quando eles sofriam seus suspiros finais. Para muitas mulheres na Wicca e outras religiões pagãs, alcançar o status de Crone é um marco importante. Essas mulheres estão reivindicando o nome de "Crone" de uma forma positiva, e vê-lo como um momento de alegria, e são bem-vindas a posição de uma "Crone" dentro das comunidades pagãs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário