sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

o que são amuletos?

O amuleto é um objeto benéfico que preenche uma tripla função:
Assegura a proteção e a defesa da pessoa que o leva consigo,durante a vida ou após a morte.Tal foi a função dos inúmeros amuletos em pedras preciosas que os antigos egípcios colocavam sobre os corpos dos mortos para protegê-los das serpentes e outros animais .É um costume quase universal.
O amuleto capta forças místicas benéficas capaz de afastar energias nocivas,isto é ,as provocadas com a ajuda de procedimentos mágicos forçando a mesma natureza ,dos poderes sobrenaturais invisíveis onipresentes,aos quais se endereça.Eles podem proporcionar uma vantagem,o sucesso de um empreendimento ou a felicidade .É chamado de "charme"(do latim carmem..oráculo,fórmula mágica),objeto que produzir um efeito semelhante ao da fascinação.
O amuleto pode exercer uma função cura (geralmente a base de ervas e cristais específicos).Os primeiros amuletos assemelhavam-se aos fetiches(do português feitiço) e eram representações de animais (escamas de peixes,pelos,dentes,plumas,peles...etc),visando neutralizar os fluidos negativos por sua presença.
Sejam quais forem os elementos que os compõe vegetais(plantas,pós),minerais(metais,pedras)ou animais (pelos,chifres,ossos),a maioria dos amuletos têm valor simbólico quanto ás formas ,números,metais,cores,planetas,etc.
Seguindo uma lei tão velha quanto o mundo ,a da correspondência entre os diversos elementos que compõem o universo.
*As Jóias-Amuletos
As primeiras jóias foram usadas pelos antigos para se protegeram das doenças por um fenômeno de magia comunicativa sobre as partes vitais do corpo :coração,têmporas,pulso.

Nessa foto, um exemplo de um amuleto egípcio: o OLHO DE HÓRUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário