sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

HOLOCAUSTO

Há anos atrás quando eu morava na França, fui até a Polônia conhecer esse lugar maldito. Passar por esse portão foi surreal, foi tentar imaginar o inimaginável. Chorei muito, me senti super mal fisicamente, vomitei... foi algo muito estranho. Não sei se por minhas origens, não sei o porque.... não consigo explicar o que senti nesse lugar, só sei que nunca mais pude esquecer aquela sensação horrível. Talvez algum dia eu volte lá novamente para tentar entender aquilo tudo... talvez não.... não sei se terei coragem.... não sei......
Hoje é um dia muito triste para mim, um dia que nenhum judeu gostaria de ter que lembrar... Dia Internacional Da Lembrança das Vítimas do Holocausto.
Fico tentando pensar como eram os meus parentes, como tudo poderia ter sido diferente, como seria ter uma família grande... avós, tios, primos....
Sou uma herdeira do que sobrou daqueles tempos de horror....


27 de Janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
"O desejo de destruir o povo judeu permanece, o que mudou foi a capacidade de nos defendermos!"
Honramos os que morreram, crianças, jovens e idosos, mulheres e homens, sefarditas, ashkenazim ( minha origem), de todas as partes da Europa ocupada, os foram arrancados à vida, para o sofrimento inqualificável.
Não permitir nunca que volte a acontecer, nem ao nosso povo, nem aos nossos amigos e nem aos desconhecidos. Holocausto Nunca Mais!!!

Cinthya Hayka

HITORERI, ISRAEL
KI HA ORECH KUMI ORI
URI, URI, SBIR DABERI
BOACHEM LE SHALOM MALACHEI HA SHALOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário