sábado, 20 de agosto de 2011

sereias

Sereias são criaturas místicas metade mulher e metade peixe, o masculino correspondente desses seres são os Tritões, metade homem, metade peixe.








As sereias que conhecemos hoje são uma derivação das antigas sirenas que eram pássaros com cabeça de mulher, ambas atacavam embarcações.


As Sereias eram conhecidas pelo seu talento musical, com sua linda voz elas encantavam os marinheiros que se atiravam no mar em busca das sereias, eles então eram levados ao fundo do mar para morrerem afogados. Algumas lendas contam também que as sereias, mesmo com inteligência humana, não possuíam alma. E para conseguir suas almas elas precisavam casar com humanos. As sereias se transformam em humanas quando saem da água.


Sereias pelo mundo:


Esse ser mitológico é representado em várias culturas pelo mundo, e algumas apresentam aspectos e lendas especificas.


No Oriente Médio a sereia era tida como a deusa Derketo, essa deusa teria amado um pastor mortal e com vergonha por ter tido uma filha com ele essa deusa se atirou no lago e tomou forma de sereia.


Uma lenda popular na Grécia, provavelmente de origem medieval, diz que Thessalonike, irmã de Alexandre, o Grande, tornou-se uma sereia após a morte. Ela vive no mar Egeu e quando marinheiros a encontram ela lhes faz uma só pergunta: “O rei Alexandre vive?” , os marinheiros devem responder “Vive e ainda reina”,. Qualquer outra resposta a deixará furiosa e a transformará numa górgona (a criatura com cabelo de cobra que petrifica com o olhar), condenando o navio e todos os marinheiros a bordo.


Na Inglaterra as sereias aparecem tanto para prever desastres quanto para provocá-los. Elas podem também ser um sinal de mau tempo. Às vezes, porém, mostram-se mais benéficas e dão meios de cura a humanos. Os tritões são também citados, como mais feios e selvagens que as sereias, mas com pouco interesse por humanos. 


                                                                                                                                                                  E no Brasil temos um sereia muito conhecida, a Iara, que vive nos rios e encanta os homens com seu canto, trazendo-os para as margens e transformando em pedra ou segundo algumas lendas, levando-os para o fundo dos rios



3 comentários: