segunda-feira, 2 de maio de 2011

calendário de maio

Maio é o mês mais festejado do ano.
Mês das mães, das noivas, dos ciganos, de Oxun, dos pretos-velhos...
Além de tudo é o mês do meu aniversário (13 de maio).... rsss
E também de amigos muito especiais como Leo, Dan, Fernando, Eva, Beth, Isabel, Paulo, Duda....
Maio: acredita-se que se origine de maia, deusa do crescimento das plantas.

Deusa Maya, comum vestir-se de verde para homenagear Gaia, mãe terra.

* Na Lua Cheia acontecia o Festival de Edfu para Hathor no Egito;
* na Lua Crescente sua imagem iniciava sua jornada por barcos até Edfu.


1° de maio - Dia bruxo da Sorveira para a deusa finlandesa Rauni.

- O dia de Santa Walburga (8º Séc.d.c.).

- Beltane, o festival celta que marca o início do verão (Hemisfério Norte), onde o gado é conduzido entre fogos purificadores antes que sejam levados para pastarem nas Campinas.

- Festival de Belenus, o deus celta do fogo e do Sol.

- Sabbat de Beltaine - Druidismo, Wicca, Paganismo.

- Festejos Deusa Maia, daí deriva o nome deste mês - Roma.

· Festival Donzelas - Ibéria.

· Dia de Bona Dea - Roma, Ibéria.

· Dia das Fadas - Irlanda.

4 de maio - Dia do Pilriteiro Sagrado na Irlanda.

- início do mês do Estrepeiro.

5 de maio - Festa do Dragão na China

7 de maio - Thargelia, Festejos em honra de Apolo e Ártemis - Grécia.

8 de maio: O festival de Mens, a deusa romana da mente e da conscientização.

- Festival Robin Hood - Inglaterra.

9 de maio - Festa de Ártemis na Grécia.

- Dia da Europa. Festejos Deusa Europa - Creta - Politeísmo.

9, 11 e 13 de maio - Lemúria em Roma, quando os espíritos errantes de familiares eram homenageados.

10 de maio - Florálias - Ibéria.

12 de maio - Festival de Shashti na Índia; Aranya Shashti é um deus da floresta semelhante a Pã. Festival anual a Aranya Sashti.

13 de maio - Festejos Sol da Noite - Noruega.

- Inicio do mês de Uath - Druidismo.

- dia dos Pretos-velhos (umbanda, Brasil)
- Santa Fátima (Portugual)

15 de maio - Dia de Maya, uma deusa da Lua Cheia, na Grécia.

- Mercuralia, o festival de Mercúrio, o deus romano dos mercadores e dos viajantes, Roma.

16 de maio - Savitu-Vrata na Índia, em honra a Saravasti, Rainha do Paraíso.

18 de Maio - Festa de Pan (Grécia) - Nesta data, os homens e mulheres celebravam a masculinidade. Pan simboliza tudo o que é masculino no Universo. Pan é representado por um homem selvagem, mas atrativo, não por um homem desodorizado atual. Possui chifres por que muitos dos animais a que representa os possuem. É muito peludo e freqüentemente ostenta o pênis ereto. Toca divinamente a flauta. É o filho da Terra. Não é um patriarca que oprime as mulheres; sem embargo, representam todas as características masculinas que possam existir. Pan gosta das festas com vinho, música e mulheres. Invoque-o em algum lugar selvagem ou queime patchuli em seu altar em sua honra. Os cristãos se apoderaram de sua imagem e o converteram na representação de seu deus masculino negativo, o diabo. Esta atitude, sem embargo, não conseguiu transformar Pan no demônio dos cristãos, mas seu culto foi desaparecendo lentamente como ocorreu no caso da Deusa. Atualmente precisamos de Pan, o protótipo masculino, o sacerdote pagão amante da música e da dança, o homem curador, o divertido amante, para reivindicar o caráter selvagem que perderam os homens de nossos dias. Sem ele, ninguém pode conceber. Sua visão do mundo não era a de um guerreiro, e sim a do amante. Organize uma festa em honra aos homens. Deixe que os homens definam o que é a masculinidade sem violência nem competitividade. Dirija uma meditação guiada para visitar Pan; ele dará a resposta.

19-28 de maio - Kallyntaria e Plynteria; um festival de limpeza e purificação da Primavera, em Roma e na Grécia. - Estes dias estavam dedicados à limpeza e o cuidado dos lugares sagrados. Os gregos chamavam esse período de o festival de Calintária e Plinteria, que para eles significava fazer um esforço especial para limpar estátuas sagradas da Deusa e do Deus. Com a quantidade de incenso que era queimado ao longo do ano e o próprio pó de todos os lugares do mundo, as imagens sagradas se sujavam muito e era preciso levá-las até o rio mais perto, submerge-las e deixá-las que se reúnam com as águas portadoras da vida. Depois as mulheres voltavam a enfeitar a deusa com jóias e mostravam com orgulho durante o trajeto de volta ao templo. Durante este ritual não se permitia cantar nem rir. Estes festivais eram muito solenes porque se tratava de trabalhar e não de brincar. O mesmo principio pode ser aplicado a nós atualmente. Tiremos a vassoura do armário e limpemos a casa desde o chão até o teto, como se realizássemos um antigo ritual de purificação. O que poderia ser mais normal que transformar um velho costume de realizar uma limpeza de primavera em uma tradição religiosa?

20 de Maio - O Sol Entra Em Gêmeos - Durante esse dia no signo dos gêmeos, tente compreender o "espírito gêmeo" que há em você. Teu inconsciente, a parte oculta de sua alma.

- Dia de Atenas - Grécia.

23 de maio - Rosália em Roma, o festival das rosas de Flora e Vênus. Celebrações Deusas Flora e Vênus - Roma.
- Florálias - Ibéria.

24 de maio - Nascimento de Ártemis/Diana, chamado de a Thargelia; normalmente na Lua Crescente. Uma antiga celebração grega nesse dia era a de honrar os Horae.

- Celebração das três Mães nas regiões celtas, as quais traziam prosperidade e boas colheitas.

- Festival Deusa Astarte - Politeísmo.

- Festival Deusas Diana e Selene - Stregaria, Wicca.

De 24 a 28 de Maio - As Mães de Arles (França) - Esta festa que se celebra em honra a Tríplice Deusa, e continua viva na França, onde comemoram principalmente os ciganos. As "Três Marias Do Mar" lembram à antiga deusa da vida, da morte, e da beleza. Os ciganos se reúnem, procedentes de toda Europa, para a comemoração anual em honra à tríade. Três mulheres vestidas de Mare, Tavobe e Maria, representando a deusa, chegava a margem em pequenos barcos. Atualmente, Sara e Salomé completam junto com Maria esta tríade. Desfiles a fantasia, casamentos ciganos, comercio de todo tipo, previsões do futuro, salto de vacas (derivação da antiga prática dos saltos a toros), danças típicas ciganas e velas dão a estes dias e noites uma selvagem beleza.

- dia de Santa Sarah, ciganos.

25 de Maio - Celebração do Tao, Mãe do Mundo (China e Japão) - Segundo o taoísmo, uma grande tradição espiritual oriental, a Deusa é considerada a mãe do mundo, o caminho em direção ao coração. Nesta data, queime incenso para a Deusa e medite sobre a Divina Harmonia. A filosofia do Caminho (o Tao) do misticismo chinês é essencialmente o respeito pela verdade da natureza e seus métodos. Também é a crença de que as pessoas devem viver em harmonia com o caminho sem destruir-lo nem interferir nele, e sim, melhor fluir com ele. Como eles dizem:

"Apegue-se à Mãe. Ela é a origem de todos os seres e coisas, nascida antes que o céu e a terra. Permaneça só e em silêncio, não muda, percorre tudo e não se cansa, e é capaz de ser a mãe do mundo".

- Dia de Apolo, Festas masculinas em honra do Deus - Grécia.

26 de maio - Dia de Chin-hua-fu-jen na China, uma deusa amazona semelhante a Diana.

- Dia das Nascentes Sagradas - Celtas.

26-31 de maio - Festival de Diana como deusa dos bosque silvestres em Roma.

27 e 28 de maio - Festejos a Píton - Delphos - Grécia.

29 de maio - Festival ao Deus Marte - Roma.

- Ambarvalia. Festa da Mãe dos Cereais (Roma) - A Deusa Ceres, a que proporciona alimento, tinha nesta data sua festa dos cereais, que era celebrada com grande animação. Os participantes se reuniam para seguir em procissão em volta dos campos recém arados, vestindo coroas feitas de folhas de carvalho e cantando hinos dedicados a Terra. Caminhavam envolta dos campos três vezes e os abençoavam. Na Hungria, as mulheres jovens se vestiam como a deusa, com saias coloridas e luciam o parta (coroa decorada com contas brilhantes). Dançavam uma dança sagrada na entrada dos campos de cereais para protegê-los do granizo e pragas. As danças sagradas foram um instrumento mágico utilizado em todo mundo.




30-31 de maio - Festa da Rainha do Submundo, em Roma.

- Festa da Rainha dos Céus (Europa) - A Rainha dos Céus, a adorável deusa de maio, entronada por pagãos e cristãos. O mês de maio rende homenagem a Virgem Maria, que é a Rainha dos Céus da época atual, ainda que de certo modo, seu status se degradou um pouco no que diz respeito à divindade original. Você já reparou que sempre tem sido Maria, quem tem feito milagres, a que aparece às crianças (como Lourdes em Fátima)? A Rainha dos Céus é uma mulher muito trabalhadora e acendemos velas brancas em sua honra. Apóie os atos de defesa da mulher esteja onde estiver e tudo irá bem.

Na época dos romanos, 31 de maio era comemorado uma festa dedicada à Rainha do Inferno, Proserpina, e a seu consorte Plutão, em cuja honra se organizavam o que hoje conhecemos como Jogos Olímpicos, não no monte Olimpo, e sim junto ao rio Tíber, em um lugar conhecido como Tarentum.

31- Noite das Promessas - Ibéria.







Nenhum comentário:

Postar um comentário