quarta-feira, 31 de outubro de 2018

DESMISTIFICANDO O HALLOWEEN

Antes de pensar e falar mal dos bruxos procure pesquisar, estudar. A verdade pode te surpreender

Obs:  Vale lembrar que a celebração do Samhain em 31 de outubro acontece apenas no hemisfério Norte. Por aqui hoje é dia de Beltane, a celebração celta do auge da Primavera. Como as estações do ano são invertidas, "nosso" Samhain é no dia 1 de Maio. Feliz Dia das Bruxas!

DESMISTIFICANDO O HALLOWEEN.
* Como "manifestação cultural" devemos conhecer e respeitar
Happy SAMHAIN to you all!!! (Feliz Samhain Para todos!!!)
Samhaim: (em irlandês Samhain, gaélico escocês Samhuinn, manês Sauin e em gaulês Samonios) era o festival em que se comemora a passagem do ano dos celtas. Esta ligado ao culto aos Ancestrais, tão importante na espiritualidade Celta, pois é nesta noite que as cortinas do Outro Mundo estão abertas.
Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening → Hallowe'en → Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.
Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve. Essa versão cristã do Samhain é o Dia de Todos os Santos (1 de novembro), para substituir o festival pagão. O Dia dos Mortos (2 de novembro) é outra adaptação cristã ao antigo Festival dos Mortos.
Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").
Entao, Feliz Samhain para todos!!!
Legendas: © C.Wittel
* Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de ensino, estudo ou pesquisa, desde que CITADA A FONTE. (página) : Fotografias da História




Nenhum comentário:

Postar um comentário