Na bruxaria em geral, e especificamente na Wicca, a vassoura é um instrumento muito utilizado nos diversos rituais religiosos. A vassoura simboliza o masculino (através do cabo) e o feminino (através da piaçava). Hoje a vassoura é incluída na lista de ferramentas ritualísticas em muitos guias pagãos.
As vassouras há muito tempo têm sido relacionadas à bruxaria, quase universalmente retratadas em seu estilo medieval arredondado e associado às bruxas. Esse mito é explicado pelo fato de as bruxas utilizarem vassouras em seus ritos de celebração da natureza, pulando sobre as vassouras em meio a colheita, como a intenção de fazer a plantação crescer maior e mais rapidamente. Essa antiga prática, levou à crença moderna de que bruxas podem voar em vassouras mas o surgimento do mito que as bruxas voam em vassouras vem da época das perseguições religiosas. As bruxas entravam nas florestas em busca de ervas curativas ou ritualísticas. Os aldeões muitas vezes as seguiam para tentarem pega-las em alguma prática "demoníaca" ( que irônico pq bruxas não acreditam em diabo) então sabendo disso elas varriam seus rastros com as vassouras. Os aldeões chegando em determinado ponto perdiam suas pistas então eles acreditavam que foi porque elas saíram voando montadas em suas vassouras. Lembrando que essa vassouras não são as comuns de limpar a casa.
Elas são usadas para limpar a energia negativa em círculos ritualísticos. Antes e/ou depois de fazer algum tipo de ritual. Nos rituais matrimoniais da Wicca existe uma tradição onde os recém-casados saltam (de mãos dadas) uma vassoura deitada no chão, para marcar o início da vida espiritual em perfeita união.
Nenhum comentário:
Postar um comentário