domingo, 30 de outubro de 2011

halloween




A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").



Origem Pagã

A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

horóscopo egípcio




O sábio Imhotep inventou o calendário egípcio, no ano 2769 antes de Cristo, que era parecido com o que usamos hoje. O ano egípcio iniciava quando a estrela Sírius surgia no horizonte de Mênfis, a cidade dos primeiros faraós, e que no nosso calendário corresponde ao dia 16 de julho.



A partir do calendário de Imhotep, os astrólogos egípcios criaram um Zodíaco divido em 12 signos, correspondentes aos doze meses do ano.



Cada signo é representado por um deus; cada divindade regendo durante um tempo e vibrando suas características próprias sobre as pessoas nascidas sob um determinado signo.







DATA SIGNO

16 de Julho à 15 de Agosto Rã - O Deus do Sol

16 de Agosto à 15 de Setembro Neit - A Deusa da Caça

16 de Setembro à 15 de Outubro Maat - A Deusa da Verdade

16 de Outubro à 15 de Novembro Osíris - O Deus da Renovação

16 de Novembro à 15 de Dezembro Hathor - Deusa do Amor e da Advinhação

16 de Dezembro à 15 de Janeiro Anúbis - O Guardião dos Mortos

16 de Janeiro à 15 de Fevereiro Bastet - A Deusa Gata

16 de Fevereiro à 15 de Março Tuéris - A Deusa da Fertilidade

16 de Março à 15 de Abril Sekemet - A Deusa Leoa

16 de Abril à 15 de Maio Ptah - O Criador Universal

16 de Maio à 15 de Junho Toth - O Invetor da Escrita

16 de Junho à 15 de Julho Ísis - A Mãe Cósmica






quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Deusa Sophia

Comemoração da antiga Deusa da sabedoria "Hagia Sophia". O espírito da sabedoria... feminina era chamado de Sapientia em latim e Sophia em grego, sendo simbolizado pela pomba branca da Deusa Afrodite.


O Espírito Santo antigamente representava a parte feminina de Deus, sua alma, da mesma forma que Kali-Shakti completava os Deuses hindus.

Seu maior Templo, em Constantinópolis, foi considerado uma das maravilhas do mundo.

Os cristãos, ao negarem o Sagrado Feminino, atribuíram esse templo a um mártir, virgem, mas mãe de três filhas, as Santas: Fé, Esperança e Caridade, adaptações das três Cáritas.
 
Em Istambul tem um lindo templo ou igreja dedicado a Santa Sophia.


domingo, 2 de outubro de 2011

primavera

A primavera  é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.



A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.


Primavera.Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.

Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.

Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação.







Eu apesar de achar lindo as flores, fico triste com o fim do inverno e já preocupada pois a primavera antecede a estação que eu simplesmente odeio: o verão
Mas fazer o que né?