quinta-feira, 29 de setembro de 2011

rosh hashanah

Apesar de ser uma wiccana, nunca me esqueço de minhas raízes judáicas

O ROSH HASHANAH é o nosso ano novo

SHANÁ TOVAH: Feliz ano novo!!! para todos os judeus do mundo



MAZAL TOV: boa sorte!!!



Rosh Hashaná, a festividade que marca o início do ano novo Judaico, acontece no mês de Tishrei, que coincide com o final do mês de Setembro e início de Outubro.Diferentemente de outras festividades, que possuem apenas um único dia sagrado quando o comércio fecha, Rosh Hashaná é uma festa de dois dias, e o comércio fica fechado em ambos os dias.


A festividade acontece durante dois dias de acordo com a tradição que começou na Diáspora quando começa a lua nova – que tradicionalmente foi decretado pelo Superior Tribunal em Jerusalém. De acordo com a tradição Judaica, Rosh Hashaná comemora a conclusão da criação do universo e a aceitação da soberania de Deus sobre o mundo.


Costumes da Festividade

Reza -Judeus religiosos participam dos serviços prolongados nas sinagogas, e repetem rezas especiais e músicas litúrgicas que variam de um grupo étnico para outro.

Maçã e mel – Na refeição da noite de Rosh Hashaná é costumeiro comer uma maçã mergulhada no mel entre outros pratos doces para simbolizar um ano novo doce.

Tem também na mesa entre muitas comidas, bolinho de peixe e pão redondo.
Deve-se evitar  nessa ceia o limão e o vinagre (que simboliza o amargo da vida) e as nozes.


Tashlich – Na tarde de Rosh Hashaná é costumeiro andar até um rio ou margem de um lago ou a qualquer outro local de água aberto, sacudir os bolsos e simbolicamente arremessar seus pecados para dentro da água, Se você for a Israel neste período, vale a pena ir ver os Judeus realizando este costume.Quando o primeiro dia de Rosh Hashaná coincide com o Shabat, o Tashlich é feito no segundo dia.


Cumprimentos de Ano Novo – Até alguns anos atrás, Judeus em Israel (e arredor do mundo) costumavam mandar cartões de “Shaná Tová” a seus amigos e parentes desejando a eles saúde, felicidades e prosperidade no ano vindouro. Hoje em dia este costume quase desapareceu uma vez que a maioria prefere usar o telefone ou mandar um e-mail. De um jeito ou de outro, é costumeiro, os Judeus desejarem a todos que encontram durante o período de Ano Novo um “Shaná Tová” – bom ano novo.


Refeições da Festividade – Até mesmo os Judeus laicos  ( como eu) que não vão às sinagogas tem uma refeição festiva na noite de Rosh Hashaná, com um bom vinho, maçã mergulhada em mel e outros pratos doces. É costumeiro comer romãs, como símbolo de um ano fértil, a cabeça de um peixe, simbolizando o desejo de manter–se à frente e outras comidas simbólicas.

Informação importante

Se você for a Israel durante este período, leve em consideração que existem dois dias sagrados consecutivos durante os quais permanecem fechados os comércios e afins.

Vale a pena visitar uma sinagoga para ouvir as rezas e não se surpreenda se você for cumprimentado com um “Shaná Tová”.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

dança burlesca

Foi um babado forte a festa de 3 anos da CASA ABERTA
O tema Cabaré foi perfeito. Algumas pessoas fantasiadas, decoração super temática, iluminação linda...
Participações do Milson Henriques com suas poesias erótivas. De  Déia Carpanedo com uma perfórmance da CARMEM MIRANDA.  Eu com a dança burlesca....
Aliás eu adorei participar desse evendo e mais feliz ainda e emocionada quando ví no facebook o comentário super carinhoso que STAEL fez para mim .
Aliás ela estava lindíssima no seu figurino cabaré. 

                                                                                                                                                             Stael Magesck comentou sua foto.


Stael escreveu: "Amiga, te agradeço imensamente pela sua participação. Vc é uma pessoa admirável, uma alma show, não tenho como te agradecer! Vc arrasou, foi linda sua dança, bem a cara do Cabaré Casa Aberta e todo mundo gostou muito. Sensulaidade na medida, um pouco caricato, perfeito! Bj grande e que Deus continue te iluminando em todo os momentos de sua vida. Também estou a seu dispor Ok"








terça-feira, 20 de setembro de 2011

OSTARA

Ostara é uma festividade moderna de religiões pagãs como a Wicca. Está relacionada com festividades que se celebram durante o equinócio de primavera. A moderna celebração tem forte relação com outras celebrações pagãs históricas, pois a religião Wicca revive nos dias de hoje os ritos antigos.




Ostara é o primeiro dia da Primavera, ocorre cerca de 21 de Setembro no hemisfério Sul e 21 de Março no hemisfério Norte. O inicio da primavera marca também a volta do Sol e uma época do ano em que dia e noite tem a mesma duração depois do inverno. Para os wiccans é o despertar da Terra com sentimentos de equilíbrio e renovação. Ostara, também conhecida como Eostre (Deusa Anglo-Saxã, que significa Deusa da Aurora) ou Easter (Pascoa, em inglês), pois a pascoa no hemisfério norte é realizado nesta época, são deusas da primavera, da ressurreição e renascimento e tem como símbolo o coelho. Uma das principais tradições desse festival é a decoração de ovos. O ovo representa a fertilidade da Deusa e do Deus. Outra tradição muito antiga é a de esconder os ovos e depois achá-los.(Talvez veio daí o costume dos Norte-americanos de esconderem os ovos de chocolate no dia da Páscoa para que as crianças os achem.) Mesmo os não wiccans sentem-se diferentes neste período, mais dispostos, comem menos, dormem menos e acordam mais cedo.





Para os wiccanos também é época de começar a plantar, época do amor, de promessas e de decisões, pois a Terra e a natureza despertam para uma nova vida

O segundo vídeo, é do festival de Ostara de 2010 em S Paulo, organizado pelo grande bruxo Claudiney Prieto.
Eu, Gugu, Pandora e todos os participante estamos "tentando".. rsss aprender uma dança irlandesa.
Foi super legal. Pena que esse ano não poderei estar com eles...snif

festa temática Cabaré

"CABARÉ CASA ABERTA"


Comemorando "TRÊS ANOS DE EVENTOS NA CASA ABERTA", neste sábado dia 24/09 o ateliê estará em clima de "CABARÉ" com muitas luzes, cores, moda,diversão, arte , música, gastronomia, performances, poesia, ambientação, exposições, dança burlesca...e vc é nosso convidado mais que especial!!!



Para abrilhantar nossa noite, teremos a participação musical de:

CÍNTIA ROMANO / JACK GOMES / MIRO MATTOS/ CARLOS RABELLO E JÚLIO CAVANHAQUE.



Na gastronomia nosso CHEF DANIEL POLT promete arrasar mais uma vez com seus pratos super saborosos, além das tradicionais Batatas Especiais Casa Aberta, ele também estará servindo "TORTINHA DE ABÓBORA AO MOLHO DE CARNE SECA E TAMPINHA DE QUEIJO PROVOLONE" Hummm, da àgua na boca só de pensar!!!

Haverá um lindo desfile de ‘“CORSELETS” da designer de moda GISELI SUAVE, a ambientação é de Rafael Frossard e ta ficando tudo um luuuxo. Abrindo as exposições do mês de outubro, a estudante de artes Isabela Bimbatto expõe: "FEMMES" lindas gravuras retratando o universo feminino, e a equipe do PROJETO MULTISENSORIAL estará durante a noite interagindo pelo espaço transformando nosso cabaré em puro luxo hitech, um escândalo!!!



Também as participações super especiais do querido multimídia e super amigo da Casa Aberta MILSON HENRIQUES, dando o ar da graça com seus poemas picantes perfeitos para a nossa noite Cabaré, teremos uma performance surpresa com a bailarina DÉIA CARPANEDO e a da dançarina CINTHYA HAYKA. É suuurpresa, aguardem!!!



Para a nossa noite ficar ainda mais show, avisamos que estaremos premiando os quem vier À CARATER -

Em anexo algumas idéias de looks masculinos e femininos!



Entrem no clima da casa Aberta Cabaré e arrasem!!!



(Estarei fazendo uma perfórmance de dança burlesca. Vai ser bafoooo!!!!. Espero você lá)



terça-feira, 13 de setembro de 2011

Grécia, o país dos oráculos





No mundo grego tudo era fenômeno, tudo era interpretado, tudo era sagrado, tudo merecia atenção, tudo era sinal. Então, acontecimentos que escapavam do real, do previsível, como eclipses, cometas, meteoros, anomalias no nascimento, imagens que transpiram ou sangram, tudo isso também fazia parte do mundo da profecia. As sentenças eram dadas por oráculos, centros religiosos que estavam sob a égide de um deus, como Zeus ou Apolo. O termo oráculo aplica-se tanto à sentença em si quanto ao lugar em que ela é enunciada. Assim, os grandes oráculos do mundo grego - Zeus e Apolo, Delfos, Olímpia, Dodona e também Amon, no Egito - eram centros de profecias. Temos em Dodona talvez o mais antigo centro de profecias da Grécia, onde as adivinhações eram feitas por profetisas que liam o movimento dos galhos das árvores. O carvalho era a árvore de Zeus. Na antiguidade, no tempo em que a Europa era coberta de carvalhos, era através desta árvore que a divindade falava, e havia a interpretação dos movimentos.



A palavra mântica (adivinhação) vem do verbo grego manesthae - ser tomado de grande furor. Por exemplo, as sacerdotisas do deus Dionísio chamavam-se mênades por causa desta agitação. Agitavam-se muito, e a dança delas - a coreografia dionisíaca - escapa assim do ritmo apolíneo. Apolo tem um ritmo majestoso, mas o de Dionísio é irregular, é uma coreografia alucinada que lembra sempre transe.



Os gregos admitiam diversos tipos de mântica. Havia a dinâmica, ou por inspiração divina, onde a mântica - isto é, a adivinhação, a profecia - pode vir por inspiração direta: o deus toma a pessoa e fala, como no caso das pitonisas, das sibilas. Havia também a piromancia, adivinhação pelo movimento das chamas. Outra linha era a da mântica por indução, como no caso da oomancia ou ooscopia, e havia ainda a profecia ctônica ou por incubação. Na profecia por incubação alguém é levado a deitar e a dormir, e os sonhos poderiam libertar o inconsciente. Baixava um intermediário divino chamado daimon, que depois toma negativamente o nome de demônio, mas daimon é, originalmente, esse emissário divino que vinha durante o sonho para dar o toque que depois poderia ser interpretado.



Na Grécia, muitos templos funcionavam como centros oraculares.



Já a necromancia, entre os gregos, era a interrogação da alma dos mortos, muito semelhante à que temos hoje e que foi criada no século XIX. Há uma passagem na Odisséia em que Ulisses vai ao país dos Sinérios, que fica perto da região escura dos infernos, o Hades. Ulisses vai chamar os mortos para interrogá-los, e essa interrogação era muito comum no mundo grego. Havia uma expressão popular da interrogação da alma dos mortos que os gregos naturalmente procuravam colocar no seu devido lugar: eram os psicagogos, quer dizer, aqueles que atraíam e conduziam as pessoas em desespero para conversar com os que já tinham partido.



Os psicagogos diziam conduzir e manipular as almas dos que morreram. Tinha-se um problema, chegava-se ao psicagogo e este perguntava: você quer falar com quem?... então o psicagogo promovia uma encenação, e o teatro nasce daí, dessa forma de necromancia: uma das grandes hipóteses da origem do teatro no mundo grego é que ele tenha vindo exatamente dessas cerimônias que se montavam para chamar os mortos à vida. É o que faz Ulisses na Odisséia. Ele despeja vinho, e o vinho dá essa energia. As almas tomam força momentaneamente e falam.



Temos também a quiromancia, ou leitura das mãos. Cheir é mão, daí vem cheirurgus - cirurgião, ou seja, aquele que trabalha com a mão. Outra variante muito importante no mundo grego é a daqueles que movimentavam objetos. São expressões da mântica num nível popular, evidentemente. Mais tarde, Santo Agostinho iria descer o pau nesta gente, dizendo que tais práticas são goetia, ou goeteia (magia negra).

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

poesia cigana




Oh, coração valente,


oh, coração leviano,

oh, coração ardente,

és coração cigano.



Tua vida nunca é certa,

teu destino desconheces,

não és teu, nem és de ninguém.

Teu caminho, uma porta aberta,

és amado, mas não mereces,

vives só, mas tens sempre alguém.



Oh, coração sem alma,

oh, coração malandro,

oh, coração sem calma,

és coração cigano.



Pelo amor vives, pelo amor morres,

teus olhos negros, são quentes,

são frios, mostras alegria,

mas no fundo estás triste.

No quadro do tempo, teu rosto,

marcado por rugas, são rios,

cheios de amores que só tu viste.



Oh, coração em chamas,

oh, coração ladrão,

oh, coração que amas,

és coração cigano.



Coração cigano, tu nunca és feliz,

e quem te ama, sofre o mesmo destino.

Tu nasceste para amar, não para ser amado,

da chama cigana tu és de raiz,

viver sem passado, é o teu castigo,

não saber quem amas, é o teu fado.

    Sandro Cigano

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

signo de virgem

Esse post vai especialmente par o meu irmão de coração, Volmar




O signo de Virgem é um signo de Terra, negativo, estéril, humano e governado por Mercúrio. Veja também os Signos Astrológicos.



Mercúrio rege o intelecto concreto, o raciocínio. Porém os astrólogos acham que encontraremos outro pequeno planeta (Vulcano?) que se adaptará melhor ao signo de Virgem que divide seu regente com o signo de Gêmeos. Não devemos olhar este signo como sendo somente o signo da ordem e do trabalho. A palavra discernimento é também muito adaptada a este signo, seja nas escolhas dos amigos, de roupas, de namorados etc. A outra característica importante é o realismo. O elemento terra é o elemento que aceita a realidade terrena como ela é; é verdade que o virginiano a analisa, a esmiuça, mas ele não tenta mudá-la. Não é um idealista, como o pisciano, que imagina um mundo ideal, escondendo a realidade. Os virginianos têm tendência a discriminar, colocando os pingos nos iis, apontando para as minúcias e para os detalhes. Mas simplesmente por serem realistas. Depois da análise, eles fazem uma síntese e entregam o resultado. Nu e cru.



Sendo um signo de Terra o signo de Virgem gosta de segurança e não gosta de nada que envolva risco, daí a sua fama de se manterem no emprego, como eternas secretárias, contadores, etc., de forma restritiva e as vezes, medíocre.



Uma das qualidades do Virginiano é a sua vontade de saber. Por isto eles terão sempre muitos livros onde poderão buscar o saber e se informar nos mínimos detalhes. No seu lado mais extremo, eles têm mania de ordem, colocam etiquetas nas gavetas, arrumam os armários. E eles fazem a mesma coisas com seus sentimentos também. Gostam de mantê-los guardados em gavetas arrumadinhas e com etiquetas. Detestam o caos sentimental que está presente no seu íntimo, em seu lado sombra. Um dos mitos ligados a este signo é a da Deusa Mãe, da Grande Mãe, da terra fecunda e doadora de vida. No entanto, em seu lado extremo, pelo fato desta grande deusa ser dona de si mesma e nunca se entregar totalmente ao outro, acaba se tornando Mãe virgens, isto é estéreis em sua natureza mais profunda. Os virginianos sendo uma síntese dos signos pessoais que os precedem no zodiáco, preferem ordenar o caos analisando-o (dão excelentes psicólogos), arrumando a casa (o seu lado trabalhador), e cuidando da saúde (dietetistas, médicos etc.).



O Homem de Virgem



Como se adapta esta figura de Grande Mãe ao Homem de Virgem? Quando um homem de Virgem se apaixona, ele pode ser um companheiro adorável ou um insuportável crítico. Ele tentará sempre explicar todos os sentimentos através da razão, os seus e os dele. Será perspicaz e objetivo em sua análise e poderá mostrar uma frieza e um autocontrole que ele na realidade não possui. É muito difícil para ele se adaptar à figura do machão (tão comum em nossa sociedade), e por isso se mostra frio e distante. Não lhe fará nenhuma demonstração de carinho, especialmente em público, já que desta forma ele estaria expondo suas emoções e sentimentos. Se dedicará a você 'depois do trabalho', dando-lhe a impressão que você está sempre em segundo plano. Ele tampouco é do tipo que vai lhe aprontar alguma surpresa! De jeito nenhum. Tudo estará devidamente planejado nos mínimos detalhes, por isto se você estiver atrás de emoções fortes fique longe dele. Ele terá facilidade de ouvi-la expor suas razões, seus argumentos, mas não tente mostrar-lhe seus sentimentos, ele não a ouvirá. Ele não é o tipo que se desmancha em lágrimas por uma cena sentimental, e nem tolera explosões de raivas ou ciúme.



Muitas vezes os homens de Virgem ficam solteiros, ou fazem casamentos 'de razão'.

Eles não são movidos a fogo (impulso) e a água (sentimento). Eles são de Terra, lembra-se? Portanto eles têm relacionamentos mais frios e distantes, mas seguros e confiáveis. Aprecie sua habilidade manual, sua inteligência e perspicácia e você terá um excelente companheiro.



A Mulher de Virgem



Não pense na mulher de Virgem como a Amélia dedicada ao lar e aos filhos, mantendo o chão encerado e os armários em ordem. Esta não é a verdadeira essência deste signo. A mulher de Virgem mantém a si própria livre, dentro da relação, através de seu intelecto. Ela tem opinião própria, pesquisa e lê para 'saber', e em seus relacionamentos ela estará sempre pronta a analisar e a falar sobre tudo, suas ações, sua casa, seus filhos... menos sobre seus próprios sentimentos. Normalmente, no seu impulso a se tornar útil, a mulher de Virgem se dedica a uma carreira, e é uma excelente psicóloga, médica, enfermeira, nutricionista, pedagoga, professora e analista. Desta forma ela não terá o casamento como prioridade e poderá casar mais tarde, ou não casar, ou mesmo fazer um casamento de razão.



As vezes a mulher do signo de Virgem é realmente estéril (especialmente se tiver a Lua em Virgem ou em mau aspecto com Saturno), e as suas crianças serão os seus alunos. Eu tenho por mim que o signo de Virgem é estéril porque o nascimento é 'sujo'. Mas esta é uma opinião pessoal. De fato seja o ato sexual que o nascimento, se acontece de uma forma onde a pessoa fica exposta, onde as emoções e os sentimentos ficam expostos, e não podem ser explicados racionalmente. A psique da Virginiana, apesar de ser ligada ao Mito da Grande Mãe, está representada pela Deusa Artemis, virgem, autosuficiente. O trigo que ela traz em seu colo, é usado para alimentar o mundo. Ela não precisou do sêmen. Seu negócio não é 'dar o seio' como acontece com a Mãe Câncer. Seu negócio não é 'gerar filhos' mas 'gerar idéias'. Uma das suas qualidades é a discrição e a reserva. Ela irá preservar sempre um pouco de si e não se entregará inteiramente numa relação sentimental. Porém ela é realista e, se ela assim tiver decidido, o amará como você for. O mais importante é fazê-la sentir que ela é necessária em sua vida.



Virgem e o Amor



Se nós pensarmos no virginiano como ele é usualmente descrito nos livros de astrologia, pensaremos nele como uma pessoa que tem um manual ao lado da cama onde irá buscar o conhecimento adequado para desempenhar bem sua função durante o ato sexual. Exagero? Nem tanto! Ele realmente precisa das instruções para se sentir bem. Mas o amor e os sentimentos não tem etiquetas explicativas, e muito menos os seres humanos vêm com elas amarradas no pescoço! E por isso os virginianos se perdem e muitas vezes têm dificuldades em seus relacionamentos. Na realidade, a mulher de virgem analisa seus próprios sentimentos, e os vê como sendo monstros incontroláveis, e tenta mantê-los sob controle, dissimulando a afetividade e mantendo-se fria e controlada. Mesmo quando ela quer transar todos os dias, não o dirá, mantendo a relação controlada, um dia sim e um dia não, porque é mais saudável. O virginiano não é frio, ele simplesmente leva muito tempo para esquentar. A paixão não faz parte de seu vocabulário. EA mulher de Virgem não se entrega ao primeiro machão que a olha. E o homem de virgem não se entrega à primeira carinha bonita que o seduz. Ambos analisam longamente a situação, racionalizam, e tentam saber se você se identifica com as mesmas coisas do que eles. Emoção e sexualidade não são suficientes para prender o virginiano. Para eles precisa haver um encontro de mentes.